Entrevista com o Diretor e Roteirista Cleber Amorim sobre seu filme 'Indefinido'



Cleber Amorim é sócio-fundador da Apoena Filmes. É Bahiano de Teixeira de Freitas com muito orgulho, estudou cinema na Faculdade Mauricio de Nassau em Recife, antes mesmo de terminar o curso se mudou pra São Paulo onde fez o Curso Completo de Cinema Digital na Escola de Cinema Reticom Filmes.

Atualmente Cleber esta envolvido na direção do filme 'Indefinido', aonde ele próprio roteirizou.

Sinopse do filme 'Indefinido':  Depois da morte de sua mãe, (David) volta a cidade onde nasceu e descobre que seu pai esta internado em um manicômio. No manicômio, ele descobre que seu pai (Arthur) foi internado com um tipo de esquizofrenia, e vive sob efeito de remédios sem saber o que fez, onde vive e quem é. Os médicos precisam da autorização de David pra submeter Arthur a um novo tipo de tratamento que pode curá-lo, mas fazê-lo esquecer todo seu passado, inclusive de David. David então tem a ideia a partir de suas lembranças de infância com seu pai, de criar situaçães para fazê-lo lembrar do seu passado, do que aconteceu com sua mãe e fazê-lo lembrar dele.

confira a entrevista exclusiva que o diretor concedeu para O Cinematologo 

1 - Fale um pouco sobre o projeto 'Indefinido' e como surgiu a ideia?

Eu tenho me perguntado nos últimos dias de onde veio a ideia do Indefinido, me lembro que na época em que escrevi o roteiro, eu estava exigindo demais de mim para escrever uma boa historia, mas principalmente o que poderia fazer para atrair bons atores a trabalhar no projeto? Bons personagens foi a resposta, então nada melhor que mexer com a mente humana, criar personagens cheio de desafios pra eles. E  pela segunda vez escrevo sobre essa relação de pai e filho, que acho muito bonita, então talvez seja uma pequena homenagem ao meu pai do que eu poderia fazer por ele, é o que David faz pra Arthur.
 2 - A partir de que momento você resolveu transformar o projeto em um longa-metragem?

Quando escrevi o roteiro a cada página percebia que os personagens chamavam minha atenção, como se quisessem aparecer mais na história, quando fui ver o roteiro estava muito longo e como era um curta tive que cortar algumas coisas, com uma dor no coração, diga-se de passagem. Quando comecei a trabalhar os personagens com os atores, principalmente com o Murilo Meola (David) vi que não tinha como fugir, era um longa. Então falei com meus parceiros que irão investir no filme comigo e eles toparam em assumir-mos que se trata de um longa.

3 - Como tem sido a captação de Recursos?

É um filme independente, estamos em busca de apoios como alimentação, figurinos, locações e equipamentos, e o que faltar irá sair do meu bolso e de mais três pessoas. Caso o filme ganhe prêmios, será divido entre as pessoas que investiram, como se fosse uma cooperativa mesmo, se mais alguém quiser aderir a causa, será muito bem vindo. 

4 - Como você fez a seleção dos Atores? Qual a história de cada um?

Falei com amigos e entrei em bancos de atores no Facebook, coloquei lá um pouco sobre o que é o filme, o que queríamos, um pouco sobre os atores e atrizes que queríamos, eles mandaram o material (currículo, fotos e vídeos), eu fazia uma seleção por perfil e material, então marquei reunião com eles e fechamos. Alguns atores eu já conhecia o trabalho que é o caso do Murilo Meola, Maísa Magalhães, Everson Vilela e o Eduardo Silva então foi só fazer o convite, fico feliz que eles tenham aceitado.

5 - A Equipe Técnica de onde você os conhece?

Eu já trabalhei com a maioria, alguns são de sócios da nossa produtora, a Apoena Filmes, outros eu conheci em outros trabalhos, foi só fazer o convite.
6 - Qual cronograma de filmagem?

Temos algumas datas de gravação já confirmadas agora para outubro e novembro. A intenção é conseguir gravar tudo nesse último semestre do ano.
7 - A que ponto você se encontra nessa estória? ela foi baseada em algum acontecimento seu ou de algum conhecido? Algum personagem leva alguma característica sua?

Acho que há vários elementos na história que são meus, como sou o roteirista do filme também, você sempre acaba colocando algo de você, nem que seja pequenos detalhes, mas eu vejo a paixão pelo cinema que alguns personagens tem, como eu disse anteriormente o que o David faz pelo Arthur eu faria pelo meu pai e em determinadas cenas eles imaginam que são personagens de filmes, tudo isso é um pouco de mim. Não foi baseada em nenhum acontecimento não, tudo coisa de minha cabeça mesmo.

8 - Qual trecho mais marcante do roteiro? Qual momento você não ver a hora de filmar?

Acho que como em todo filme, o clímax da história né? Prefiro não entregar os detalhes. Eu quero filmar todos os momentos, estou muito ansioso. Talvez eu esteja um pouco mais ansioso pelas cenas do manicômio pois há inúmeros desafios, não vejo a hora de filmar! 

Saiba mais sobre o filme através do Facebook e do Blog Oficial.

Abaixo algumas imagens da leitura do roteiro do diretor com toda equipe






Confira os projetos no qual Cleber Amorim esteve envolvido

Filmografia

Cinenaza – Mais Cinema em Nazaré da Mata
Documentário, 2009
Função: Direção.

Sem nada a dizer.
Curta Metragem, 2011
Função: Operação de Câmera.

O Escritor.
Longa Metragem, 2011
Função: Assistencia de Arte.

Redenção
Curta Metragem, 2011
Função: Direção de Fotografia.

Roda. Viva!
Curta Metragem, 2011
Função: Operação de Câmera

Game Over
Curta Metragem, 2011
Função: Operação de àudio

“Down” – Sir SiR
Videoclipe, 2011
Função: Assistencia de Fotografia.

Tralha – Marco Vilane
Videoclipe, 2011
Função: Roteiro.

Suave na Nave – Banda Mandau
Videoclipe, 2011
Função: Direção de Fotografia.

O Caso do Paciente P.E. Kelley
Curta Metragem, 2011
Função: Assistencia de Fotografia e Iluminação

Apaixonado pela minha melhor amiga
Longa-metragem, 2011
Função: Direção de Fotografia.

Diário De Um Exorcista
Longa-metragem, 2012
Função: Direção de Fotografia.


Áreas de interesse
- Direção
- Fotografia
- Roteiro


Comentar

2 comentários: