Plano sequência diabólico – Um ensaio sobre Festim Diabólico




Antes de tudo, sinto uma enorme responsabilidade ao analisar uma das maiores obras de Alfred Hitchcock, por isso tentarei ser cauteloso em minhas palavras e buscar apreço pelos quesitos mais técnicos da película. O filme narra à história de dois amigos, Brandon (John Dall) e Phillip (Farley Granger), que resolvem cometer o crime perfeito, assassinando David (Dick Hogan), um colega em comum, pelo simples desejo da adrenalina do ato.   Para deixar o desafio ainda mais excitante, a dupla planejar uma festa no apartamento onde o crime foi cometido, convidando parentes e amigos da vítima, servindo um jantar em cima de um baú onde o corpo do rapaz foi escondido. Durante a reunião, o convidado Rupert (James Stewart), começa a desconfiar o sumiço de David e o estranho comportamento de Phillip, fazendo toda a tensão e suspense se estabelecer na trama.


Uma curiosidade que torna esse filme uma verdadeira obra prima é que o mesmo foi filmado com apenas 12 planos, com duração entre 4 a 10 minutos, com cortes quase invisíveis, dando a sensação de ser um único plano sequência. Hitchcock, consegue fazer um espetáculo visual com a mobilidade da câmera, com cenas longas, filmadas num único cômodo, fazendo incríveis mudanças de planos, direcionando o olhar do espectador para onde o diretor quer nos fazer prender a atenção.

 O filme inicia com um plano geral aberto mostrando a rotina dos pedestres e automóveis na cidade, em seguida a câmera é movida para a esquerda, nos fazendo perceber que a mesma se encontra na sacada de um prédio, até que ela se posiciona em frente de uma janela fechada com cortinas. Ouve-se um grito e a cena corta para dentro do apartamento de Brandon. Essa passagem é a única de todo o filme que percebemos uma nítida troca de cena e ambiente, as demais cenas do longa acontecem na sala de estar de um dos assassinos, com planos que possuem corte bem sutis, como a câmera dando close nas roupas dos atores, paredes ou moveis da casa.

De inicio a trama é um pouco arrastada, com diálogos que não prendem o espectador logo cara. Contudo, quando o personagem de James Stewart começa a suspeitar que existe algo de pobre na história, o suspense toma conta do filme, criando uma tensão “Hitchcockiana” que estamos acostumados a ter em suas obras. Embates são então estabelecidos, fazendo com que o público fique ansioso para saber como se dará o desfecho que a priori parece não ter solução imediata.

Festim Diabólico é um filme obrigatório para todo cinéfilo de carteirinha, o modo com a história foi filmada e dirigida, as atuações impecáveis do trio Stewart, Dall e Granger e a maneira como a trama foi estabelecida, fazem com essa película seja considerada uma das maiores obras primas do cinema mundial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário