A Decadência do Cinema Brasileiro de quem é a culpa?

Acabo de ler uma matéria no site Adoro Cinema sobre o diretor Brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus) falando sobre ter desistido da produção Grande Sertão: Veredas  por causa do fraquíssimo público para os filmes nacionais.  






Veja o que cineasta falou :  "Xingu foi selecionado para o Festival de Berlim e teve ótimas críticas na imprensa internacional. Isso nos animou. Quando começaram a sair as críticas no Brasil o tom também era muito animador e nas “sessões teste” que fizemos o resultado foi o mesmo. Com isso começamos a acreditar que o filme poderia  cruzar aquela famosa barreira do milhão de espectadores, que significa chegar a todas as classes. Foi bastante frustrante ver os resultados do filme [...]. Enfim, depois dessa surpresa e vendo a lista de filmes que fazem grande público no Brasil, fiquei extremamente desmotivado em embarcar no projeto que estava planejando para o ano que vem, uma adaptação de Grande Sertão: Veredas, do Guimarães Rosa. Seria muito esforço para no final fazer apenas 300 mil espectadores. Nesta semana resolvi tirar o time de campo."







Depois disso eu me pergunto, de quem é a culpa afinal? seria dos americanos que moldaram nossa cultura voltada aos seus filmes? seriam das produções nacionais que não tem qualidade técnica ou narrativa? A População que não tem um nível de "cultura" para entender essas obras? ou seriam das distribuidoras e do fraco marketing? 

Posso responder com certeza que a culpa são de ambos.

Falar que a cultura americana influência no nosso dia dia não é nenhuma novidade, por isso não precisamos nem estagnar nesse ponto. 

 Sobre a qualidade do nosso cinema esse é um sim um tema que pode levar horas ou linhas a ser debatido, por isso iremos comentar de maneira superficial. De fato a qualidade técnica de nossas produções é muito inferior comparada com diversos países, e também um grande problema corrente é a velha guarda do nosso cinema que procura fazer filmes tentando ser o mais regionalista possível para  se mostrar um verdadeiro seguidor do movimento Cinema Novo (para mim deveria se chamar cinema quadrado) e as novas gerações "pseudo-cults" que menosprezam o cinema Hollywoodiano (Onde qualquer ser humano aprendeu a ver cinema) e acabam produzindo obras não universalistas, com suas linguagens e narrativas voltadas à uma pequena parcela da população que se acha "culturada" por interpreta esse tipo de linguagem.

Toda ação tem uma reação, e consequentemente a "massa" Brasileira dá em respostas a essas produções o simples desinteresse nas mesmas. Vendo também  que boa parte da população do nosso país não tem acesso a educação e cultura de qualidade, juntando aos dois fatores citados nos parágrafos anteriores são as causas dessa problemática a ser discutida. 

Apesar de toda essa crítica vale lembrar que o Brasil tem sim diversos cineastas universalistas, inovadores e ousados, e também temos uma parte da população com uma boa consciência crítica e cultural.

Outro grande fator que prejudica o sucesso das obras Brasileiras está na mão das distribuidoras e das redes de cinema do país. Enquanto diversas obras nacionais se encontram em cartaz, o cinema Box Guararapes , em Jaboatão dos Guararapes - PE , tem seis de suas doze salas com o filme 'Os Vingadores' em exibição, também lembro da época que os filmes indicados ao Oscar tinham que dividir uma mesma sala enquanto 'O Motoqueiro fantasma 2' se estendia por 4 salas.

Para essa situação ser mudada é preciso de fato o cinema nacional ser investido com qualidade, assim  como a educação e o acesso a cultura, além de as grandes distribuidoras e redes parar de levar o cinema como uma fonte de dinheiro e sim como uma fonte de conhecimento e cultura.

como dizia 
Millôr Fernandes : "Se se ganha dinheiro, o Cinema é uma indústriaSe se
 perde, é uma Arte."




Por : Rodrigo Hermínio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário