Crítica - Os Vingadores

Milhões de comentários nas redes sociais, incrível campanha de merchandising e milhares de resenhas e críticas com nota máxima e eu me pergunto é só isso ? 


Fiquei bastante curioso com a chuva de elogias de 'Os Vingadores', pois muitos chegaram a compara-lo com 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', mas posso ficar aliviado ou decepcionado que isso de fato não aconteceu.






Em 'Os Vingadores' acompanhamos Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da agência internacional de paz conhecido como SHIELD, que recruta uma equipe formada por  Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans) e Hulk (Mark Ruffalo) para tentar localizar um artefato roubado na SHIELD que pode trazer a destruição mundial.


Não é preciso ter assistido aos filmes solos dos heróis para entender o que se passa no filme, porém quem acompanhou 'Thor' vai ficar um pouco mais familiarizado com o que acontece. O filme começa bastante lento e confuso, não consegue prender o espectador, muita informação de difícil compreensão, e nós vamos esperando que as coisas venham a  melhorar no meio da história, mas isso não acontece, a monotonia toma conta da sala de cinema com uma sequência cansativa de diálogos e de explicações que não acrescentam nada ao filme.


Na sinopse oficial  diz que Nick Fury sai recrutando todos os heróis para combater o mal que se aproxima, porém ocorre é bem diferente, ele recruta somente o Bruce Banner e o Tony Stark como cientistas para localizar um artefato que foi roubado da SHIELD, e o Capitão America (Chris Evans) seria o único que herói que seria enviado para recuperar esse objeto. O Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson) já são membros da SHIELD e Thor (Chris Hemsworth) se junta a equipe para se vingar do ser irmão Loki. Mas o destino faz com eles unam suas forças e talentos para salvar o mundo, clichê.
O teor cômico de fato é o que salva o filme durante quase toda sua fase monótoma,  só então no perto do final que começamos a ver aquele filme anunciado nos trailers, teasers e outras mídias, acontecer. Pra quem gosta de ação, posso dizer que 'Os Vingadores' tem de sobra, mas faltou originalidade, parecia que eu esta vendo mais uma sequência de 'Transformers', com um total cunho de exageros.


Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Hulk (Mark Ruffalo) foram as estrelas do filme, pois todas as melhores cenas de ação e de comédia passaram pelos dois, as piadas que foram colocadas no Hulk foi sim muito bem escritas, impossível não rir com elas, nisso os roteiristas estão de parabéns.
O grande problema de os 'Os Vingadores' foi o fato de ser um filme exclusivamente comercial, não pensando em criar um roteiro que fala de algo mais complexo, que poderia ser explorado no filme, como por exemplo a temática abortada em 'Watchmen' que fala como os heróis são vistos pela sociedade ou mesmo poderiam ter focado mais no Hulk como uma bomba relógio, que seria um perigo para ele mesmo e para os próprios vingadores, mostrando ele sabendo lidar com sua fúria e tentando não se auto-destruir, ou até , mesmo focar na SHIELD e a questão da fabricação de armas de destruição em massa. Diversos temas poderiam ser citados, mas o lucro vem sempre em primeiro lugar.


Acredito que muitos pensam que não gostei do filme, mas confesso que gostei bastante, porém o mesmo pecou em exatamente tudo o que ele poderia pecar, contudo é um ótimo filme e sem sombra de dúvidas o melhor da Marvel.


Todos os atores fizeram um ótimo trabalho e para finalizar é inevitável não dizer :
 HULK DESTRÓI. 



NOTA: 8,0 - Vale uma meia entrada no final de semana
Por Rodrigo Hermínio

Um comentário:

  1. Muito boa a critica Rodrigo. Concordo com tudo ai que vc falou. Mas é como tinha comentado anteriormente, achei o filme muito bom, mesmo tendo um começo "desnecessário"

    Abraço

    ResponderExcluir