Antes de tudo, sinto uma enorme responsabilidade
ao analisar uma das maiores obras de Alfred Hitchcock, por isso tentarei ser
cauteloso em minhas palavras e buscar apreço pelos quesitos mais técnicos da película.
O filme narra à história de dois amigos, Brandon (John Dall) e Phillip (Farley
Granger), que resolvem cometer o crime perfeito, assassinando David (Dick
Hogan), um colega em comum, pelo simples desejo da adrenalina do ato. Para deixar o desafio ainda mais excitante, a
dupla planejar uma festa no apartamento onde o crime foi cometido, convidando
parentes e amigos da vítima, servindo um jantar em cima de um baú onde o corpo
do rapaz foi escondido. Durante a reunião, o convidado Rupert (James Stewart),
começa a desconfiar o sumiço de David e o estranho comportamento de Phillip,
fazendo toda a tensão e suspense se estabelecer na trama.
Uma curiosidade que torna esse filme
uma verdadeira obra prima é que o mesmo foi filmado com apenas 12 planos, com
duração entre 4 a 10 minutos, com cortes quase invisíveis, dando a sensação de
ser um único plano sequência. Hitchcock, consegue fazer um espetáculo visual
com a mobilidade da câmera, com cenas longas, filmadas num único cômodo,
fazendo incríveis mudanças de planos, direcionando o olhar do espectador para
onde o diretor quer nos fazer prender a atenção.
De inicio a trama é um pouco
arrastada, com diálogos que não prendem o espectador logo cara. Contudo, quando
o personagem de James Stewart começa a suspeitar que existe algo de pobre na
história, o suspense toma conta do filme, criando uma tensão “Hitchcockiana”
que estamos acostumados a ter em suas obras. Embates são então estabelecidos,
fazendo com que o público fique ansioso para saber como se dará o desfecho que
a priori parece não ter solução imediata.
Festim Diabólico é um filme
obrigatório para todo cinéfilo de carteirinha, o modo com a história foi filmada
e dirigida, as atuações impecáveis do trio Stewart, Dall e Granger e a maneira
como a trama foi estabelecida, fazem com essa película seja considerada uma das
maiores obras primas do cinema mundial.
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